O que é Desenho Universal?

O conceito do Desenho Universal se desenvolveu entre os profissionais da área de arquitetura da Universidade da Carolina do Norte – EUA, com objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua m��xima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.

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O projeto universal é um processo de criar produtos que sejam acessíveis para todas as pessoas, independente de suas características pessoais, idades ou habilidades. Os produtos universais acomodam uma escala larga preferências e de habilidades individuais ou sensoriais dos usu��rios. A meta é que qualquer ambiente ou produto poderá ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou mobilidade. O Desenho Universal não é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam: é desenhado para todas as pessoas. A idéia do Desenho Universal é, justamente, evitar a necessidade de ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiência, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.

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Em 1987, o americano Ron Mace, arquiteto que usava cadeira de rodas e um respirador artificial, criou a terminologia Universal Design. Mace acreditava que não se tratava do nascimento de uma nova ciência ou estilo, mas sim de uma percepção de aproximarmos as coisas que projetamos, tornado-as utilizáveis por todas as pessoas.

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Na década de 90, o próprio Ron criou um grupo com arquitetos e defensores destes ideais para estabelecer os sete princípios do desenho universal. Estes conceitos são mundialmente adotados para qualquer programa de acessibilidade plena.

São eles:

  1. Igualitário – Uso Equiparável. São espaços, objetos e produtos que podem ser utilizados por pessoas com diferentes capacidades, tornando todos os ambientes iguais.
  2. Adapt��vel – Uso Flexível. Design de produtos que atendem pessoas com diferentes habilidades e diversas preferências, sendo adaptáveis a qualquer uso.
  3. Óbvio – Uso Simples e Intuitivo. De fácil entendimento para que qualquer pessoa possa compreender independente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentra��ão.
  4. Conhecido – Informação de Fácil Percepção. Quando a informação necessária é transmitida de forma a atender as necessidades do receptador, seja ela uma pessoa estrangeira, com dificuldade de vis��o ou audiç��������o.
  5. Seguro – Tolerante ao Erro. Previsto para minimizar os riscos e possíveis conseqüências de ações acidentais ou não intencionais.
  6. Sem esforço – Baixo Esforço Físico. Para ser usado eficientemente, com conforto e o m��nimo de fadiga.
  7. Abrangente – Divisão e Espaço para Aproximação e Uso. Que estabelece dimensões e espaços apropriados para o acesso, alcance, manipulação e uso, independentemente do tamanho do corpo (obesos, anões etc.), da postura ou mobilidade do usuário (pessoas em cadeira de rodas, com carrinhos de bebê, bengalas etc.).

Números que assustam I: Uma Visão global

Existem 500 milhões de pessoas deficientes no mundo – um décimo da raça humana. E 80% das pessoas com deficiência vivem em países em desenvolvimento. Um terço desses 80% é composto de crianças. Nos países em desenvolvimento, 80% das pessoas com deficiência vivem em zonas rurais.

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Em todas as partes, pessoas deficientes estão entre os mais pobres dos pobres. A elas é negado o acesso a edifícios, a informação, a independência, oportunidades, a escolha de opções e, até mesmo, o controle sobre a própria vida.

Estima-se entre 85 e 114 milhões o número de mulheres e meninas submetidas �������������� mutilação genital, o que pode levá-las a deficiências severas, à infertilidade e até a morte. A cada dia, pelo menos 6.000 meninas correm esse risco, sendo que, pelo menos, um terço de todas as deficiências poderia ter sido evitado ou curado.

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300.000 crianças ainda são atingidas pela pólio a cada ano.

A desnutrição causa deficiência em um milhão de pessoas por ano.

Milhões de pessoas cegas poderiam ter sua visão recuperada com cirurgias de catarata.

Em alguns países, 90% das crianças deficientes não sobreviverão além dos 20 anos de idade e 90% das crianças com deficiência mental não sobreviverão além dos cinco anos de idade.

A Organização Mundial de Saúde estima que 98% das pessoas deficientes em países em desenvolvimento s����o totalmente negligenciados. A maioria dos países não possui sistema gratuito de cuidados médicos ou de seguridade social.

Números que assustam II: Segregação e discriminação

60% das pessoas deficientes americanas, canadenses e britânicas têm renda abaixo da linha da pobreza.

Em países em desenvolvimento, é extremamente improvável que as crianças deficientes recebam educação e mais tarde encontrem emprego.

Em países desenvolvidos, a maioria das crianças deficientes recebe educação segregada e de nível acadêmico abaixo do nível alcançado nas escolas comuns, e tem probabilidade duas vezes maior de ficar desempregada na idade adulta.

De acordo com a Organização Mundial do Trabalho, a taxa de desemprego entre as pessoas com defici��ncia é de duas ou três vezes mais alta do que entre as pessoas sem deficiência.

Nenhum país possui sistemas de transporte plenamente acessíveis e apenas alguns países aprovaram leis pertinentes a logradouros públicos acessíveis.

Em muitos pa��ses pessoas deficientes não podem votar, casar ou herdar propriedades. Às vezes, pessoas que não conseguem expressar-se oralmente ou por escrito são consideradas legalmente incapazes, embora existam outros meios de comunicação, como, por exemplo, a língua de sinais (Libras).

A deficiência é particularmente prejudicial para mulheres, crianças, negros, idosos, refugiados e outros grupos que experienciam a discriminação. Estas pessoas experienciam discriminação dupla ou até tripla.